Uma vez, este foi o lago mais isolado no alto da Floresta Negra, a uma altitude de 3399 pés. Aninhado em um desfiladeiro no sopé da montanha “Hornisgrinde”, o quase redondo Mummelsee é geograficamente falado apenas um circo da mais recente Idade do Gelo . Suas águas escuras e abismais cobrem uma área de cerca de 9 acres e alcançam quase 20 metros de profundidade. Mas há mais do que sua localização e profundidade impressionante. Desde os dias de outrora, as pessoas contam histórias sobre quem vive em em o lago, bem no fundo, em palácios e mansões reluzentes. É o rei Mummelsee que governa seu reino úmido e mantém um olho estrito no “Mummeln”, seu animado e belo bando de ninfas que adoram se envolver no mundo dos humanos.

“Mummeln” é uma palavra difícil de explicar.

É um termo local para “waterlilies”, que costumava crescer em abundância no lago. De acordo com o folclore local, eles se transformariam em belas ninfas ao anoitecer e também são chamados de “Mummeln ou” Mümmlein “. Alguns especialistas em idiomas dizem que a palavra” Mummel “é derivada da palavra alemã para” murmurar “que é” murmeln “. que se refere ao som das águas quando onduladas pelos ventos que descem do Hornisgrinde.Qualquer que seja a raiz etimológica do nome Mummelsee, as pessoas que vivem ao redor do lago formaram uma relação próxima com seus habitantes míticos ao longo dos séculos. é a razão pela qual o Mummelsee é o cenário de mais lendas e contos do que qualquer outro lago da Floresta Negra.

Você certamente precisa conhecer algumas regras antes de visitar o lago: nunca jogue pedras (ou qualquer outra coisa, aliás) na água, senão sentirá a ira do rei Mummelsee! Em poucos minutos, trovões, relâmpagos, chuvas torrenciais e tempestades aparecerão e arruinarão o dia de todos na área. Oh, e as ninfas vão atirar as pedras de volta em você! Lixo, você diz, ou talvez algum fenômeno climático local estranho. Talvez. Mas há muitos relatos de tais eventos que remontam a centenas de anos. Mais notavelmente, um relatório de cerca de 250 anos atrás, quando a margem do próprio Baden visitou o lago junto com sua comitiva amante do partido. Depois de festejar e beber nas margens do lago, eles começaram a jogar coisas no lago. Uma tempestade terrível se soltou e se enfureceu na área por nada menos que 7 dias. A festa da margrave fugiu horrorizada quando um terrível monstro bestial se levantou das ondas que nunca haviam sido vistas antes. Provavelmente esse foi o próprio rei Mummelsee em sua raiva, porque não há sequer menções passageiras de um monstro no lago e ninguém nunca acreditou que algo como primo de Nessie vive no Mummelsee.

Mas é a casa das ninfas etéreas, o Mümmlein.

Eles são de natureza amigável e útil, mas, novamente, você deve saber como tratá-los corretamente. Ao entardecer, você pode vê-los dançando na superfície escura do lago. Entre as pessoas que moravam perto do lago, os Mümmlein eram sempre bem-vindos: vinham de manhã cedo para ajudar nos campos e estábulos, também participavam de casamentos, traziam presentes maravilhosos e se juntavam à dança. Há muitos contos de homens jovens que se apaixonaram pelas ninfas, mas estes sempre terminam tragicamente quando o rei Mummelsee espera que suas ninfas retornem ao fundo do lago à noite … então quando eles se despedem, eles devem retornar ao seu mestre e não deve se atrasar. Não os siga até o lago. O rei não gosta de curiosidade humana e vai punir as ninfas por isso. Você pode de repente ver sangue nas ondas …

Quando você faz uma pequena caminhada ao redor do lago e contempla as águas escuras, você começa a acreditar em ninfas, palácios no fundo do lago e no reinado de um irritável rei do lago. Ao longo dos anos, os turistas descobriram o Mummelsee e há alguma infra-estrutura turística aqui, é claro, como a Venerável “Berghotel”, onde você deve tratar-se de um pedaço de bolo Floresta Negra após a caminhada. Muitos visitantes vêm aqui em excursões da Floresta Negra. Mas mesmo em dias atarefados, você sempre encontrará um local nas margens, onde poderá sentir a tranquilidade do local. É belíssimo em um dia ensolarado quando a superfície calma espelha o céu azul. Mas é ainda mais impressionante no outono, quando as névoas voam sobre o lago logo acima da superfície e você ouve o vento nas árvores. É nesses momentos que a natureza mística do Mummelsee realmente vem à luz.
Se você viajar na Floresta Negra, certifique-se de visitar este lugar maravilhoso. Ele irá atualizar e inspirar você! E se você vier conosco em uma viagem de um dia na Floresta Negra, você ouvirá todas as intrigantes lendas que tornam este lugar tão especial!